Você está em: Home » DEPOIMENTOS » Depoimentos durante o lançamento do livro Curso Prático de Direito Previdenciário do professor IVAN KERTZMAN, no dia 14 de janeiro de 2005, no restaurante Tempero da Dadá, localizado no bairro de Patamares.
Depoimentos durante o lançamento do livro Curso Prático de Direito Previdenciário do professor IVAN KERTZMAN, no dia 14 de janeiro de 2005, no restaurante Tempero da Dadá, localizado no bairro de Patamares.


WALDECK ORNELAS - Ex-Ministro da Previdência e Assistência Social.

"A pesar de nos últimos dez anos termos discutido muito previdência social no Brasil, esse é um tema ainda profundamente desconhecido de todos, embora afete a vida de cada um de nós, porque todos nós iremos precisar da previdência social.

Mesmo a academia, a universidade, não tem dado a atenção devida a esse tema, não existem cursos específicos, muitas vezes existe apenas uma disciplina que é apenas optativa, e isso faz com que os cursos de preparação para a carreira jurídica e ao serviço público em geral, como é o caso do JusPODIVM venham a preencher um lacuna produzindo como material de estudo livros como esses que o professor Ivan Kertzman está lançando e que por sua visão prática e objetiva torna-se indispensável, não é apenas para os que almejam seguir uma carreira no serviço público na área previdenciária, mas para o cidadão comum também.

Para todos os cidadãos é uma questão fundamental que cada um conheça os seus direitos e deveres com relação à previdência e sobretudo que cada um de nós tenha uma opinião formada sobre a previdência porque ainda haverá necessidade de duas ou três reformas até se chegar a uma situação em que a estrutura da previdência social no Brasil se coloque de modo compatível com a maior taxa de cobertura da população.

Hoje poucos são protegidos pela previdência social porque poucos são os contribuintes até porque a relação de emprego se modificou na sociedade e a legislação ainda vincula muito a previdência ao emprego formal, é esse um casamento que tende a desaparecer, as pessoas tem que ter com a previdência um relação de seguro social, do mesmo modo que a pessoa faz o seguro do carro, seguro de vida, fazer também o seu seguro social, que é o seu seguro aposentadoria."

SINÉSIO CYRINO DA COSTA FILHO - Auditor Fiscal da Previdência Social e professor de Direito Previdenciário.

"Ivan foi muito feliz na linguagem que utilizou no livro, optou por uma linguagem objetiva e por não fazer longas citações, como inclusive no prefacio faço questão de fazer referencia. Ele que está em sala de aula, sentindo a demanda do aluno, tocou de maneira simples, objetiva e direta, aquilo que interessa de perto aqueles que fazem concursos. Ivan está de parabéns. E vai certamente atender aos objetivos a que o livro se propõe que é o de auxiliar as pessoas com relação ao Direito previdenciário."

MIGUEL KERTZMAN - Pai do escritor, é também o novo superintendente do Bahia, além de economista e psicólogo graduado pela UFBA. Kertzman foi vereador de Salvador e Secretário de Transporte da capital baiana. Foi ainda assessor econômico da Associação Baiana da Indústria de Cacau e trabalhou na construtora Odebrecht.

"Ivan desde garoto foi uma pessoa sempre predestinada, com muita alegria de vida, sempre mirando e olhando para perspectivas maiores e como profissional estou vendo que essa característica se fortificou nele, onde ele se propõe desafios e conclui esses desafios muito brilhantemente, quando ele abraçou esse campo de auditoria previdenciária ele já tinha formação como auditor, ele buscou o máximo a especialização, o que o levou a obter bons resultados.

Ivan oferece as pessoas a divisão do seu conhecimento. Acho que ele com sensibilidade desde o primeiro livro e com esse livro que teve mais elaboração possibilita para as pessoas um conhecimento de uma área que ainda hoje tem pouca bibliografia acumulada no país. É um trabalho que honra e dignifica qualquer pai e nesse caso estou extremamente feliz pelo seu sucesso."